Relatório-Presidente do Parlamento do Líbano articula frente política ampla para rejeitar acordo com Israel

Share Button

O presidente do Parlamento e várias autoridades do Hezbollah declararam que o acordo recém-anunciado “não será aprovado”

Redação

30 de junho de 2026

(Crédito da foto: Fadel Itani/AFP)

Nabih Berri, presidente do Parlamento libanês e líder do Movimento Amal — aliado do Hezbollah —, está trabalhando para construir uma “frente política” ampla e supra-sectária para se opor ao novo acordo entre Líbano e Israel, assinado em violação às leis do país, informou a mídia local em 30 de junho.

O veículo libanês Elnashra afirma que o “establishment governante passou a defender o acordo como uma via para encerrar a guerra e abrir caminho para um novo período de estabilidade”, acrescentando que “uma frente de oposição política começou a surgir gradualmente” sob a liderança de Berri.

Essa frente terá como objetivo “transcender as divisões sectárias”, acrescenta a publicação.

Fontes afirmaram que Berri foi uma das primeiras autoridades libanesas a ficar “chocada” com as concessões que Beirute aceitou durante as negociações.

Em vez de escalar tensões ou mobilizar apoiadores nas ruas, o presidente do Parlamento teria instruído autoridades do Movimento Amal a evitar retórica sectária e a impedir que a oposição ao acordo se transformasse em conflito civil.

Segundo o relatório, Berri acredita que a oposição ao acordo vai muito além do Hezbollah e inclui figuras políticas e religiosas sunitas.

Partidos e facções com visões divergentes sobre negociações diretas com Israel expressaram preocupação de que o Líbano tenha concedido muito mais do que recebeu nessas conversas diretas ilegais.

“Figuras políticas, religiosas e públicas… acreditam que o acordo envolve concessões importantes e inaceitáveis, mesmo que discordem do Hezbollah em outras questões”, acrescentaram as fontes.

Elas acrescentaram que “os Estados árabes desempenharão um papel nos esforços de Berri”.

O presidente do Parlamento tenta “gerir esta fase reunindo as várias forças que se opõem ao acordo sob um amplo guarda-chuva político nacional, evitando slogans emocionais para manter a oposição dentro dos canais constitucionais e políticos e evitar que ela escale para um conflito interno”.

O relatório coincidiu com a contínua oposição de autoridades políticas do Hezbollah à estrutura do acordo entre Líbano e Israel. Em comentários ao *New Arab*, o alto dirigente do Hezbollah, Mahmoud Qamati, descreveu o acordo como “natimorto”, alertando que a resistência “não permitirá que ele seja implementado” e o “enfrentará por todos os meios possíveis”.

O deputado do Hezbollah Hussein al-Hajj Hassan afirmou, na terça-feira, que o acordo representava uma “rendição” que “não será aprovada”.

“Ninguém desarmará a resistência”, acrescentou a declaração de Hajj Hassan.

A reportagem do *Elnashra* foi publicada um dia depois de Berri sinalizar seus esforços para rejeitar politicamente a proposta, em entrevista ao jornal *Al-Akhbar*.

“Este acordo não será aprovado e não será implementado”, disse Berri ao jornal.

Ele enfatizou que sua oposição ao acordo permanecerá “dentro dos marcos constitucionais” e que seu partido — estreitamente aliado ao Hezbollah — “não boicotará nenhuma sessão do gabinete em que o acordo seja discutido”.

“É lá que o enfrentaremos e exporemos nossa posição”, acrescentou.

“O maior perigo representado pelo acordo não é apenas o seu conteúdo político, mas também a possibilidade de que ele alimente divisões internas e leve facções libanesas a confrontarem-se — algo que serviria, acima de tudo, aos interesses de Israel.”

O presidente do Parlamento classificou o acordo como “10 vezes pior do que o Acordo de 17 de Maio de 1983”, referindo-se a um pacto de paz entre o Líbano e Israel, de décadas atrás, que não chegou a se concretizar.

Berri, que na época estava no início de sua carreira política, desempenhou um papel fundamental para inviabilizar o acordo de 17 de maio de 1983.

Na entrevista, ele também afirmou que a melhor opção para o Líbano seria aceitar sua inclusão no memorando de entendimento (MoU) entre os EUA e o Irã, descrevendo-o como a “única estrutura capaz de criar um equilíbrio de poder que forçaria Israel a cumprir suas obrigações”.

O acordo entre EUA, Líbano e Israel, assinado em Washington em 26 de junho, estipula que o Hezbollah deve ser desarmado antes que qualquer retirada das forças de ocupação possa ocorrer.

O texto prevê o estabelecimento de “zonas-piloto” onde as Forças Armadas Libanesas (LAF) seriam posicionadas para desmantelar “grupos armados não estatais”, incluindo a resistência. “Duas zonas iniciais foram acordadas pelo [Exército israelense] e pelas LAF, e futuras zonas-piloto também serão definidas por consentimento mútuo”, estipula a Cláusula 3 do acordo-quadro, obrigando, na prática, o Exército libanês a obter permissão de Israel sobre onde poderá se posicionar.

O acordo também impediria o Líbano de apresentar queixas jurídicas internacionais legítimas contra Israel, país que matou mais de 4.000 libaneses e deslocou mais de um milhão desde o início de março deste ano.

Outra cláusula legitima o “apoio” de “parceiros árabes” no desarmamento da resistência libanesa.

Relatam a mídia hebraica e a libanesa têm discutido a existência de cláusulas secretas que visam consolidar a ocupação israelense e conceder a Tel Aviv o direito de “aprovar” a atuação das LAF.

Enquanto isso, autoridades israelenses continuam a afirmar publicamente que suas forças de ocupação não deixarão o sul do Líbano.

​​ Fonte: The Cradle

Share Button

Deixar um comentário

  

  

  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.